OS X 10.9 Mavericks

OS X 10.9 Mavericks 10.9.5

Este download não está mais disponível, ou porque o programa foi descontinuado ou porque possui uma falha de segurança, ou por qualquer outro motivo. Você pode baixar estas alternativas:

A nova versão do OS X para Mac

O OS X 10.9 Mavericks substitui o OS X 10.8 Mountain Lion e, apesar de não trazer nenhuma mudança revolucionária para OS X, inclui algumas características interessantes, especialmente para os fãs do iOS.
Ler descrição completa

PRÓS

  • Apple Maps, iBooks, Tab Finder...
  • Suporte para telas múltiplas
  • Melhor integração com iCloud

CONTRAS

  • Pode criar problemas de incompatibilidade com aplicativos
  • Novos recursos tomados principalmente do iOS

Excelente
9

O OS X 10.9 Mavericks substitui o OS X 10.8 Mountain Lion e, apesar de não trazer nenhuma mudança revolucionária para OS X, inclui algumas características interessantes, especialmente para os fãs do iOS.

Apple Maps chega ao OS X

O lançamento do Apple Maps no iOS não foi um sucesso, mas alguns dos problemas do lançamento foram eliminados. Agora, também os usuários de Mac têm uma alternativa ao Google Maps. Obviamente, o Apple Maps não é tão útil num Mac quanto num iPhone ou iPad (a não ser que você goste de navegar pela cidade carregando o seu Mac), mas serve para o planejamento de roteiros e viagens, já que você pode sincronizar os itinerários com o iCloud para usar instantaneamente no seu dispositivo com iOS.

Leia iBooks no seu Mac

Outro recurso do iOS que chegou no Mac é o iBooks. Agora você pode ler qualquer texto baixado com o iBooks no seu iPhone, iPad ou Mac. A leitura de livros em um Mac não é a primeira opção dos usuários, mas para os estudantes e acadêmicos pode ser um instrumento útil, principalmente na hora de escrever ensaios e citar livros didáticos. Além disso, com o iCloud, o iBooks sempre se lembra em que página você estava, não importa em qual dispositivo você acesse.

Melhor calendário, Keychain e Safari

A maioria das outras mudanças no Mavericks é de melhorias no sistema, como o Calendário, a integração do iCloud com o Keychain e melhorias na usabilidade do Safari. O Calendário agora possui mais formas de analisar e conferir sua agenda, e o iCloud passa a lembrar seus dados de login para seus sites favoritos. O Safari foi integrado com o Twitter e LinkedIn para que você possa ver as atualizações dos seus contatos na barra lateral sem visitar os sites ou mesmo logado com outro usuário. Ele também oferece uma experiência mais rápida e uma navegação mais ágil na web do que em versões anteriores.

Tab Finder e suporte para telas múltiplas

Outras melhorias estéticas incluem a tão esperada navegação por abas no Finder - embora isso já seja possível com vários plugins de terceiros. Aqueles que conectam regularmente o seu Mac com outra tela ou monitor, vão aproveitar o novo recurso de suporte de múltiplas telas, que permite conectar vários monitores e docks, e não apenas uma área de trabalho ampliada - como é possível atualmente. Aqueles que gostam de conectar seu Mac a uma TV HD via cabo HDMI, agora podem usar o AirPlay para conexão sem fio e obter uma tela extra grande.

Um OS X versátil e mais rápido

Como toda nova versão do OS X, há também melhorias na velocidade geral do sistema, graças a um melhor gerenciamento da memória e um novo recurso chamado App Nap, que visa conservar o uso do processador e da bateria dos MacBooks. Embora as versões recentes do OS X pareçam ter resolvido os problemas de velocidade, se você achar que suas versões atuais estão lentas, a atualização para o OS X 10.9 Mavericks resolverá seus problemas. Mas cuidado: se você depender de programas como o Photoshop ou o Parallels para trabalhar no seu Mac, provavelmente deveria esperar para usar o OS X 10.9 Mavericks, pois haverá problemas de compatibilidade com vários aplicativos no lançamento.

Uma modesta melhoria para OS X

O OS X 10.9 Mavericks aumenta a integração do OS X com o iOS, que começou com o Mountain Lion. Se você é usuário de iPad ou iPhone, vale a pena atualizar para o Mavericks, especialmente se usa o Apple Maps ou iBooks com frequência. Outros usuários verão menos necessidade de atualizar a plataforma, mas há melhorias gerais na usabilidade que consolidam o OS X como um ótimo sistema operacional.